Um total de 160 pessoas estão na Extremadura à espera de um transplante de rim e mais de 660 (424, na província de Badajoz e de 240 a de Cáceres) estão submetidas a um processo de hemodiálise como terapia renal substitutiva aos hospitais da região.
Desde 1990, cerca de 800 extremenhos foram transplantados de rim e o Hospital Infanta Cristina de Badajoz foi feito, desde então, e até 2017, cerca de 912 transplantes, de acordo com os dados que deu a conhecer esta segunda-feira, a Associação para a Luta Contra as Doenças Renais (Alcer) na Extremadura de cara ao Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, dia 8, com o lema “Mulheres e Doença Renal’.
O responsáveis Alcer em Cáceres, José Antonio Sánchez, explicou que a doença renal tornou-se a “epidemia do século XXI”, já que uma em cada sete pessoas sofre, o que significa que passou a ter uma incidência de 10% da população atual para 15 por cento.
Em Portugal, segundo os últimos dados de 2016, cerca de 57.000 pessoas estavam em programas de diálise e cerca de 6.000 necessitavam de um transplante renal, embora o dado positivo é que “mais de metade dos doentes renais espanhóis já está transplantado”, disse Sánchez.
Na próxima quinta-feira, Alcer comemora-se o Dia Mundial do Rim com a mulher como protagonista, porque, apesar de que a doença prejudica principalmente homens, em Portugal, apesar de mais mulheres e isso “afeta ainda mais a família”, disse Sanchez, ao ser precisamente a mulher que carrega o maior peso da organização familiar.
As principais causas da doença são a diabetes, a pressão arterial elevada e obesidade e, como sempre, o mais importante é atuar na prevenção, recordou a secretaria de Alcer Badajoz, assistente social, Patrícia Garcia, que destacou que a organização trabalha, acima de tudo, por “melhorar a vida dos pacientes”, com atendimento psicológico e apoio às famílias e os doentes.
Para prevenir a doença renal é a chave para a alimentação e estilos de vida cardiosaludables. Isso inclui uma dieta equilibrada, baixa em gorduras saturadas e rica em fibras, ingestão adequada de água, evitar o excesso de açúcar e sal, realizar exercício físico moderado e continuado, evitar o estresse e manter as horas de sono necessárias.
Também é importante evitar o consumo de álcool, tabaco e não abusar de medicamentos como os anti-inflamatórios não esteróides. Igualmente, há que prevenir o excesso de peso ou da obesidade, especialmente em situações particulares, como o período de gestação e menopausa.
Desde Alcer recomenda-se também o exercício como o melhor remédio contra as doenças cardiovasculares, que danificam os rins. Precisamente, tanto como García Sánchez têm dado a conhecer estes dados na apresentação da III Corrida Verde Solidária, que se realiza no domingo, dia 11, em Cáceres, a favor da organização.
[+]want to watch free sex vidoes[+] ♥Watch Free sex Videos at xbangtube ♥