A Fundação CRIS Contra o Câncer, fez a entrega do cheque no valor de 2,5 milhões de euros ao Hospital Universitário 12 de Outubro para financiar e desenvolver a nova Unidade Integral de Imuno-Oncologia.
“Para nós é um dia importantíssimo para que a fundação recebe 2,5 milhões de euros para a pesquisa contra o câncer”, disse a vice-presidente da fundação, Lola Manterola, durante a conferência de imprensa desta terça-feira para apresentar a unidade.
Além disso, manifestou que colocam “em funcionamento a nova Unidade CRIS de Imuno-Oncologia, um programa multidisciplinar único em Portugal. Para dar esperança a todos os pacientes de câncer com novos tratamentos centrados na imunoterapia”.
Além disso, explicou que há nove anos foi diagnosticada com um mieloma múltiplo em um estado muito avançado e mau prognóstico, e foi precisamente no Hospital 12 de Outubro, onde entrei em um ensaio clínico e 8 anos depois, aqui estou eu”.
COMPOSTA POR 3 RAMOS
Em concreto, este projeto é o primeiro programa integral dedicado à investigação preclínica e clínica na imunoterapia do cancro em Portugal, explicou desde a fundação.
A unidade é composta por oncologistas, hematologistas, inmonólogos e biólogos, e por sua vez, é formada por três ramos, a primeira delas é dedicada a imunoterapia no câncer de pulmão e tumores sólidos, que dirigirá o chefe de Oncologia Médica do hospital, Luis Paz-Ares, o qual também dirige a Unidade CRIS de Imunoterapia.
Ramo de inmunohematología e terapia celular, estará sob a responsabilidade do chefe de Hematologia do hospital, José Martínez, e, por último, está a área destinada à inmunoingeniería para imunoterapia, que será dirigida pelo chefe da Unidade de Imunoterapia do Câncer e chefe do laboratório de imunoterapia e engenharia da Aarhus University, Dinamarca, Luis Álvarez-Vanilla.
Por sua vez, o programa inclui quatro eixos principais, como a imunoterapia do câncer de pulmão e outros tumores sólidos, imunoterapia de tumores hematológicos e terapia celular, em particular centrar-se-ão em terapias com T-CAR e NK; novos mecanismos monoclonais e engenharia de tecidos, e no mecanismo de resistência imunológica e inmunometabolismo.
“A interação de grupos básicos e clínicos especializados em Oncologia clínica, Hematologia e Imunologia, no âmbito de um grande Hospital Universitário de Lisboa, com larga experiência clínica e de investigação, permite abordagens multidisciplinares e apresentar soluções muito inovadoras no campo da imunoterapia adotiva de base celular e no desenho de novos conceitos moleculares para conseguir um redirecionamento mais efetiva do sistema imune, aumentando a eficácia e reduzindo a toxicidade associada com este tipo de terapias”, colocou em relevo Álvarez-Baunilha.
UM MODELO ÚNICO”
Neste sentido, o objetivo do programa é criar “um modelo único que atenda o paciente de uma forma holística”, e “deve dar lugar a respostas, não só em termos de assistência aos pacientes, mas também de programas de investigação coordenados e ponteiros e de formação de imuno-oncologia”, afirmou o doutor Paz-Arez.
“Nossa intenção é ser uma referência não só no nosso país, mas a nível europeu e mundial no que diz respeito ao melhor tratamento dos pacientes com as diferentes modalidades de imunoterapia e no desenvolvimento de programas de inovação de vanguarda”, continuou.
Por sua parte, o dr. Martinez advertiu que o “centro tem todas as características para definir um programa deste tipo, dada a trajetória de investigação dos serviços de oncologia, imunologia e hematologia, junto à aliança com o CNIO. Além disso, conseguirá melhorar os resultados em saúde dos doentes com câncer em nosso país, desenvolver um programa de ensino que permita melhorar a formação impulsionar a geração de patentes”.
Por último, o conselheiro de Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruiz Escudeiro, manifestou que “não haverá melhor dinheiro investido que os 2,5 milhões de euros que doa a fundação para esses dois programas se conclui dos resultados que venham a melhorar o diagnóstico e tratamento deste tipo de patologias”.
[+]want to watch free sex vidoes[+] ♥Watch Free sex Videos at xbangtube ♥