Em uma mesma temporada de inverno, podemos ter a má sorte de ser muito pouco tempo para uma gripe ou uma constipação, apesar mesmo de ter estado a vacina da gripe. Por que isso acontece?
Em uma entrevista com Infosalus, o doutor Manuel Porto, coordenador do grupo de trabalho de Doenças Infecciosas, Medicina Tropical e do Viajante da Sociedade Espanhola de Médicos de Atendimento Primário (SEMERGEN) explica, por exemplo, que, no caso da gripe, é possível adoecer de ela, mesmo estando vacinado.
“A vacina oferece alguma protecção contra ela e reduz o risco de complicações. No entanto, infelizmente, não impede, em todos os casos que se adquira a doença”, indica o especialista.
Além disso, alerta para o fato de que a eficácia da vacina pode variar de uma época para outra, de acordo com a semelhança ou a combinação entre os vírus contidos na vacina, e os que se disseminam na comunidade, e também em função da pessoa a quem se administra a vacina (idade e estado de saúde). “No entanto, numerosos estudos demonstraram que a vacinação é benéfico, especialmente quando a vacina combina perfeitamente com os vírus em circulação”, explica o especialista.
Por que é possível pegar a mesma gripe duas vezes em um inverno o doutor Linares aponta que isso pode dever-se a que, provavelmente, trata-se de vírus provenientes de cepas diferentes.
“Os vírus causadores da gripe podem sofrer mutações, o que significa que você pode infecção do vírus, transmiti-lo para outras pessoas, e, em seguida, contrair-se de novo a doença devido a que o vírus sofreu mutações e os anticorpos que o seu corpo gerou para lutar contra ele, já não são eficazes contra a nova estirpe”, aponta o especialista.
Por seu lado, José Maria Cots, da Sociedade Espanhola de Médicos de Família (SEMFYC) considera que existem pessoas que se enquadram várias vezes em um catarro ao longo do inverno e da primavera, por exemplo, porque existem diferentes tipos de vírus em uma mesma temporada e conseguiu vencer um, mas não o outro.
“No inverno há que se resfríe várias vezes. Não há tratamento, porque o antibiótico não servem para vírus. As pessoas podem se vacinar e pegar resfriados, porque a vacina da gripe não tem nada a ver com o vírus do resfriado. E para o vírus do resfriado não há vacina”, acrescenta.
Quanto às razões que explicaria por que algumas pessoas adoecem mais do que outras, neste caso contraem a gripe ou acatarran, o profissional de SEMERGEN, o doutor Linares indica que a resposta está no sistema imunológico de cada pessoa.
“A capacidade que cada pessoa tem, individualmente, de defender-se frente a microrganismos como bactérias e vírus. Por exemplo, duas pessoas diferentes, contra o mesmo vírus que podem desenvolver mecanismos imunes totalmente diferentes, um que passe totalmente despercebido para quem o sofre, e outro que desenvolva os conhecidos e incômodos sintomas da constipação com uma resposta imune mais florida. Foram e estão estudando os fatores que fazem com que isto vá em um ou outro sentido”, afirma o médico de atenção primária.
[+]want to watch free sex vidoes[+] ♥Watch Free sex Videos at xbangtube ♥